A problemática do desenvolvimento sustentável
A idéia do desenvolvimento tenta solucionar os problemas ambientais, econômicos e sociais, e coloca em cheque as noções de desenvolvimento e progresso. Na década de 50 a crise econômica mostra que o progresso não era uma virtude natural que todos obtinham, sendo que na década de 60 o desenvolvimento do 3° mundo é copiado das nações ricas ou avançadas industrialmente, leva-se em conta os modelos das sociedades ocidentais que tem avanços técnicos-cientificos.
A palavra desenvolvimento informa que se deve procurar o melhor um ascendente, evidentemente que o desenvolvimento é um bem para todos só que não se deve levar em conta somente a modernização, pois através deste preceito os países do 3° mundo serão sempre julgados incapazes, conseqüência do entendimento que existe somente um modelo de modernização o dos países bem industrializados.
As fronteiras entre modernização e desenvolvimento podem ser ditas em duas:
*Capacidade do sistema de produzir modernidade e Vontade dos políticos;
O modelo único de modernização seguidamente nos traz as escolhas por países devido a sua racionalização, ou seja, o domínio econômico. Podemos desenvolver nosso país sem modernidade, não se deve cuidar do passado mas sim escolher o futuro, nem sempre se muda os recursos naturais mas sim utiliza-se os existentes construindo novos em mesmo número e qualidade, pois o contexto recente é discutível pois deve-se observar os custos do desenvolvimento industrial, queda de renda agrícola e superprodução com má distribuição de alimentos.
Já a ideia do Desenvolvimento Sustentável é um projeto para uma nova sociedade, capaz de garantir o presente/futuro com natureza, trazendo consigo os interesses políticos, ecologistas, economistas e de grandes empresas. As noções do desenvolvimento sustentável levam em conta a insustentabilidade nascendo com a possibilidade do fim dos recursos naturais injustiças sociais provocadas pelo desenvolvimento, o documento mais próximo do conceito do desenvolvimento sustentável é o Relatório de Brundtland(Futuro capaz de garantir as necessidades humanas).
Forma-se um elo que tem a intenção de ligar a Natureza>Tecnologia>Sociedade para garantir o futuro, esses três fatos enriquecem o mundo atual através do bem sustentável que dá uma melhor distribuição dos recursos naturais para a formação de uma sociedade justa.
Apesar do esforço não há uma diferenciação concreta do desenvolvimento sustentável enfrentando assim limites e desafios para sua continuidade, os países do hemisfério sul são os que estão mais próximos da sustentabilidade.
Na nova concepção econômica os recursos naturais têm mais atenção, e indicam que a sociedade é que deve decidir sobre suas racionalidades, pois a solução da crise ambiental passa pela democratização do controle dos recursos naturais e pela dês-privatização do ambiente comum, busca-se através do cuidado com a natureza garantir o futuro e uma melhor qualidade de vida a sociedade, deve-se e entende-se então que menos políticas e mais meio ambiente serão melhor para nosso desenvolvimento.
Conclusão
Chegamos ao início do século XXI com um conceito de desenvolvimento sustentável evoluído, que não está mais restrito as discussões acadêmicas e políticas, de defensores e contestadores, mas que se popularizou por todos os continentes, passando a fazer parte da vida cotidiana das pessoas. Um conceito que está presente desde as pequenas atitudes diferenciadas de comportamento, como a separação e a reciclagem do lixo doméstico, tomadas pelo cidadão comum, até as grandes estratégias e investidas comerciais de algumas empresas as quais se especializaram em atender um mercado consumidor em franco crescimento, fato que abre grandes perspectivas para o futuro. Conforme observado pelo autor com o pensamento modificado sobre o meio ambiente levando em consideração não só a política, mas a vida e melhora das classes sociais formaremos um entendimento total do desenvolvimento sustentável com aceitação quase que total da população devido a seus benefícios e preocupações não só com a natureza mas também com a sociedade em um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário